É inegável que a pandemia afetou o modo como vivemos e trabalhamos. Neste artigo falaremos sobre as motivações para mudar de carreira em tempo de pandemia, e sobre os passos a dar para iniciar esse processo.

3 motivos para mudar de carreira em tempo de pandemia

Quase um ano e meio passado sobre o início da pandemia de COVID-19, o regresso ao chamado “novo normal” está mais próximo que nunca. E mais de 40% dos inquiridos no Work Trend Index da Microsoft, em 31 países de todo o Mundo, referiram que estão a considerar mudar de emprego ainda em 2021. Porquê? Aparentemente, a pandemia evidenciou aquilo que os profissionais mais valorizam – e muitos destes seus valores tornaram-se não negociáveis:

  • Teletrabalho: agora que milhões de profissionais experimentaram modelos mais flexíveis de gestão dos tempos e locais de trabalho, querem torná-los permanentes. Muitas pessoas consideram que o ideal seria um modelo misto, com alguns dias de trabalho presencial e outros de trabalho remoto. E com tantas empresas a compreender os benefícios económicos de reduzir o tempo de presença das pessoas nos escritórios, não faltarão oportunidades de trabalho remoto nos mais diversos setores de atividade.
  • Integração da vida pessoal com a vida profissional: o chamado “work-life balance” passou a ser uma prioridade. Os profissionais procuram agora contextos de trabalho que permitam dedicar mais tempo aos seus compromissos pessoais, mesmo que tal se reflita numa redução salarial.
  • Progressão na carreira e aprendizagem contínua: quase 2 anos de pandemia instauraram um sentimento generalizado de estagnação profissional. Muitas pessoas sentem que estes foram dos anos mais árduos das suas vidas em termos de trabalho, mas que não colheram daí frutos do ponto de vista da progressão na carreira, do aumento salarial, ou do enriquecimento do seu portefólio de competências. Procuram, pois, empresas cuja cultura reflita estes valores.

Sumarizando, para milhões de trabalhadores em todo o mundo, a pandemia colocou em evidência a importância de proteger a saúde e as relações pessoais trabalhando à distância e de adotar um ritmo de trabalho que favoreça a integração da vida pessoal com a vida profissional, sem prejuízo da sua evolução profissional e da conquista de melhores oportunidades salariais.

Mas será este o momento ideal para mudar de carreira?

O contexto atual é favorável a uma mudança de carreira?

Talvez a pergunta a fazer seja: existe um “bom momento” para mudar de carreira? Todas as crises trazem consigo riscos e oportunidades. E, em todas as crises, observamos que há profissionais mais conservadores, que optam por preservar a segurança que já conquistaram e procuram manter os seus atuais postos de trabalho, e profissionais menos conservadores e menos avessos ao risco, que vêem no contexto “adverso” a oportunidade de mudar de função ou de setor de atividade, ou até de criar o seu próprio negócio.

Se, por um lado, muitos setores da economia foram afetados negativamente pela pandemia (veja-se o Turismo), também podemos dizer que a cobertura vacinal alargada no Ocidente, a injeção de dinheiro público na economia e a reabertura de muitos negócios prometem oportunidades a quem quer mudar a sua vida profissional.

Assim, não é o contexto per se que é favorável ou desfavorável à mudança, mas sim, a vontade de mudar que cada profissional sente e a forma mais ou menos empenhada com que irá planear a sua transição profissional. Para os que vêem este como o momento de mudar de carreira, para os que sentem que o trabalho atual não os satisfaz, está na hora de planear a mudança! Como fazê-lo?

Mudar de carreira em tempo de pandemia – passos a dar

Se tem vontade de redesenhar o seu modo de vida atual, se se sente insatisfeito com a sua vida profissional ou se o contexto de pandemia trouxe uma situação indesejada de desemprego, pode ser agora o momento de iniciar um processo de mudança de carreira.

Passo 1 – Conhecer-se melhor a si mesmo

Só quem se conhece pode traçar objetivos de vida para conquistar, e só quem sabe quais os aspetos que contribuem mais diretamente para o seu bem estar profissional é que pode pesquisar as oportunidades mais interessantes para si. Por isso, antes de iniciar qualquer mudança, deverá ter bem presente:

  • A sua hierarquia de valores profissionais;
  • O seu portefólio de competências: fazer um balanço das competências que já adquiriu e de quais precisa, ainda, de desenvolver para abraçar uma nova carreira;
  • Os seus interesses, o que gosta mais de fazer e que contextos de trabalho são, para si, mais atrativos.

Passo 2 – Conhecer o mercado de trabalho

  • Como é que as empresas recrutam e selecionam os seus colaboradores?
  • Quais os setores de atividade e as funções em que as suas competências são valorizadas?
  • Que tipo de empresa pode proporcionar-lhe uma experiência de trabalho mais alinhada com o seu perfil (considere, por exemplo, as variáveis: dimensão da empresa, cultura, liderança familiar, entre outras)?

Passo 3 – Dominar o processo de transição de carreira

  • Aceite que mudar de carreira e, sobretudo mudar de carreira em tempo de pandemia, poderá levar tempo! Está preparado para trabalhar na sua mudança de vida profissional ou espera uma solução imediata?
  • Domine os processos de saída do atual trabalho e de entrada num novo projeto profissional.

Passo 4 – Desenvolver as suas competências de procura ativa de emprego

  • Como criar e comunicar a sua marca pessoal?
  • Qual a relevância do curriculum vitae no contexto atual? Que modelos utilizar e como redigi-lo?
  • Carta de apresentação: uma mera formalidade ou uma oportunidade de mostrar quem é ao empregador?
  • Como gerir uma entrevista de emprego e como negociar as condições do seu próximo trabalho?
  • Como destacar-se numa entrevista online?

Pode iniciar a sua transição de carreira hoje!

Se os últimos dois anos lhe trouxeram a certeza de querer mudar de carreira e se sabe que não há um momento 100% “bom” ou 100% “mau” para o fazer, talvez faça sentido para si começar a dar hoje os passos que o levarão a um novo projeto de vida e de trabalho.

Como já pôde ver, não está sozinho – faz parte de um grupo de milhões de pessoas em todo o mundo que já mudaram ou planeiam mudar as suas vidas profissionais.

Tenha em mente os seus objetivos de vida e de carreira e dê os passos necessários para os conquistar. Afinal, todos somos capazes de transformar adversidades em oportunidades!

Deseja começar iniciar já a sua transição de carreira? Conheça o serviço online de Gestão Pessoal de Carreira, faça o seu planeamento de carreira individual de acordo com as suas próprias experiências, interesses e valores, a partir de casa (ou de onde preferir), com o máximo de confidencialidade, privacidade, transparência e eficácia.

Gestão Pessoal de Carreira

Escolha o seu futuro e comece já hoje a desenhá-lo.

Saiba mais
Catarina Reis

Catarina Reis

Especialista em Gestão Pessoal de Carreira

Deixe o seu Comentário