Os últimos dias, senão semanas têm sido verdadeiros testes à resiliência e à capacidade de lidar com a mudança, para todos nós. É possível, em alturas cinzentas e de incerteza, que se questione quanto ao futuro, quanto ao rumo que a sua vida profissional vai tomar. Mas, sente-se capaz, perante a dúvida, de continuar a traçar objetivos, a fazer escolhas, a trabalhar a sua marca pessoal?

É precisamente perante estas realidades que devemos manter o discernimento e continuar a trabalhar a nossa Gestão Pessoal de Carreira. Afinal de contas já tínhamos uma antes da pandemia e, pura e simplesmente, ela não deixa de fazer sentido porque a realidade é outra.

É certo que as carreiras/modelos de carreira têm vindo a sofrer alterações com a passagem dos anos e em todas as mudanças/adaptações as pessoas foram capazes de definir objetivos e trabalhar o seu marketing pessoal.

Para o ajudar a manter o foco e profissionalismo no que a si diz respeito, deixo 3 dicas para que comece hoje mesmo a apostar em si.

Continue ativo e focado nos objetivos que havia traçado antes da pandemia

Aqui o fundamental é que seja capaz de continuar a trabalhar, mesmo que lhe pareça que, no momento, não faz sentido. Com isto não quero dizer que deve agir como se nada fosse, muito pelo contrário. Deve é perceber que estratégias poderá usar para que a sua carreira continue no rumo que havia definido.

É normal que esta seja uma altura de reajuste e de ponderação face ao que tinha planeado, mas não deixe em stand by o projeto de vida e de carreira que tinha. Imagine o seguinte exemplo: o Afonso tinha planeado que, no primeiro trimestre de 2020 ia mudar de empresa, com o intuito de experimentar um novo setor e um outro país.

Com o contexto vivido por esta altura não se espera que o Afonso vá em frente sem ponderar toda a envolvente. Pode e deve aproveitar esta fase para reajustar o planeamento inicial, como fazer um estudo de mercado aprofundado, que será útil para a futura transição para o novo emprego.

Aproveite a diminuição de trabalho para fazer uma análise global das suas potencialidades

O autoconhecimento é fundamental nesta etapa. Refiro-me à capacidade de fazermos uma análise mais aprofundada dos nossos objetivos e das nossas competências, de maneira a ser claro quais as mais-valias a destacar e quais os pontos de evolução em que deve apostar.

Esta poderá ser uma boa altura para desenvolver aquelas competências que tem vindo a procrastinar. Por exemplo, voltando ao exemplo do Afonso, ele sabe que a sua capacidade de liderança e motivação de equipas não é a melhor. Em alguns momentos sente-se inseguro e pouco assertivo com a sua equipa.

Aproveitando esta fase de maior disponibilidade, pessoas como o Afonso podem e devem investir no seu desenvolvimento, seja através de procura de informação, de formações online ou, ainda, recorrer a um consultor especializado que trabalhe individualmente as necessidades evidenciadas pelo Afonso.

Procure apoio/feedback de profissionais

Se a sua carreira, a estabilidade e a progressão são fatores equacionados e sente que, no momento, não consegue alcançar os objetivas traçados, talvez seja altura para pesquisar de que forma o mercado o pode apoiar.

Por vezes, estamos tão focados no que definimos e achamos ser o melhor, que nos esquecemos ou, simplesmente, não vemos outras soluções. Outras vezes ainda estamos certos de que temos objetivos bem definidos, mas na realidade não passam de desejos. É aqui que entra o Gestor de Carreira, um profissional especializado, centrado em si e nas suas necessidades, trabalhando sempre assente em bases sólidas e com validade científica.

Ao recorrer à Gestão Pessoal de Carreira vai ser capaz de analisar as suas potencialidades, de estudar o seu mercado e de traçar planos de marketing pessoal que vão corresponder aos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Se não estão claras para si as mais-valias que a Gestão Pessoal de Carreira significa, entre em contacto com a ALENTO, agende uma reunião de apresentação e comece já a trabalhar a sua carreira para o futuro que tem tanto de incerto como de desafiante.

Gestão Pessoal de Carreira

Escolha o seu futuro e comece já hoje a desenhá-lo.

Saiba mais
Andreia Ribeiro Contenças

Andreia Ribeiro Contenças

Consultora de Recrutamento e Seleção

Deixe o seu Comentário