Num mundo globalizado e altamente conectado, cada vez mais, as pessoas têm a necessidade de ajustar e tirar melhor proveito da sua vida, no âmbito pessoal e/ou profissional. Mas, o que é que isto tem a ver com Gestão de Carreira? Tudo!
Se em décadas passadas, num “mundo organizacional tradicional”, os trabalhadores entravam para uma empresa e trabalhavam lá até à reforma, hoje é um cenário um bocado (para não dizer totalmente) diferente. Vejamos, antigamente, as empresas tinham grande responsabilidade para o sucesso (ou não) da carreira de um trabalhador. Pode estar-se a questionar “como assim?”, ora veja, para que a carreira de um trabalhador fosse considerada exemplar, de sucesso, era necessário ascender para cargos cada vez mais altos dentro da empresa onde trabalhava. Atualmente, no mundo organizacional contemporâneo, sabemos que há bastante mobilidade profissional, logo, a noção de “carreira de sucesso” está mais alargada. Os indivíduos parecem mais determinados em assumir o controlo pela gestão da sua própria carreira.
Mas afinal, o que é carreira?
Carreira profissional, de forma simples e clara, são as nossas experiências profissionais, é a sequência de trabalho e/ou funções que vamos acumulando durante toda a nossa vida.
Agora que já sabe o que é Carreira, passo a explicar o que implica a Gestão da mesma. O processo de Gestão de Carreira é referente ao design geral ou padrão da carreira, que é estruturado de acordo com as suas metas e interesses. Greenhaus e Callanan, ainda na década de 1990, definiram gestão pessoal de carreira como “um processo contínuo e dinâmico, ao longo do qual os indivíduos exploram, desenvolvem, e implementam objetivos e estratégias, tendo em vista a resolução de problemas de carreira”. Os autores ainda afirmam que o indivíduo é o principal responsável por desenvolver um comportamento e comprometimento activo com a sua carreira.
Fazer a sua Gestão Pessoal de Carreira
Fazer a sua gestão pessoal de carreira é escolher os caminhos da sua jornada. O resultado dessa gestão bem-sucedida é a realização da vida profissional em equilíbrio com a vida pessoal, alcançando as metas e objetivos traçados.
Imagine que há 3 anos planeou a sua carreira, onde escolheu trabalhar em Portugal, no setor da construção civil e por conta de outrem. Três anos depois, não se sente motivado em colaborar com a empresa com a qual tem contrato, sente que não tem mais por onde crescer (cada vez mais as empresas têm carreiras horizontais), não acha que está a aprender, sente-se estagnado, o que era motivador há 3 anos não faz sentido hoje. O que fazer? Reajustar! Não é porque delineou um plano de carreira há 3 anos que este tem que ser seguido à risca toda a vida. Claro que não!
Comecei este artigo a falar sobre o mundo e a sua constante mudança e da necessidade de termos de nos adaptar constantemente. Agora pode estar a pensar “não vale a pena planear se amanhã tudo pode mudar”, aí é que se engana! O mercado pode mudar, o contexto pode mudar, as metas podem mudar, nada é estático (e ainda bem), se se preparar para estas mudanças e estiver consciente quanto à sua carreira, significa que está um passo à frente! Por outras palavras, não deixa que a sua carreira seja gerida pelo acaso.
Como Gerir a sua Carreira?
Gerir a carreira é fazer escolhas, planear e tomar decisões conscientes e importantes sobre a mesma, e estas decisões podem passar por transitar de carreira, por exemplo. Quando o cenário muda, quando as motivações mudam, seja lá qual for o motivo é necessário repensar nas escolhas, refazer objetivos e apontar novas metas.
Gerir a própria carreira é, também, ajustar o plano ou simplesmente delinear outro.
Invista na sua Gestão Pessoal de Carreira, tenha sede de aprender continuamente. Conheça-se, o autoconhecimento é a base para a tomada de decisões conscientes e assertivas. Invista no seu “eu”, faça com que os seus pontos fortes se sobressaiam e desenvolva os que não são tão bons. Crie um plano de Marketing, promova-se. Conheça o mercado, atualize-se constantemente. Saiba o seu valor.
Como começar?
Antes de iniciar o processo de gestão pessoal de carreira, é importante estabelecer objetivos para a sua carreira, criar um plano, que irá variar de pessoa para pessoa, de acordo com o seu nível de autonomia e, também, tendo em consideração os ciclos de vida, seja ele biossocial, profissional ou familiar. Caso não consiga pensar em tudo isto sozinho, uma vez que é um exercício complexo e muitas vezes não conseguimos manter um distanciamento crítico da situação em que nos encontramos, um consultor especializado em Gestão de Carreira pode ajudá-lo nesta jornada. Este profissional irá recorrer a recursos práticos, feedback e aconselhamento, que o auxiliará a traçar metas a curto, médio ou longo prazo.
Conheça o serviço online de Gestão Pessoal de Carreira da Alento, faça o seu planeamento de carreira individual de acordo com as suas próprias experiências, interesses e valores, a partir de casa (ou de onde preferir), com o máximo de confidencialidade, privacidade, transparência e eficácia.