Skip to main content

Se a sua intenção é potencializar a sua carreira com novas metas e mudança de atitude, este artigo é para si!

Há muita confusão no que se refere ao papel do Coach de Carreira e do consultor de Gestão Pessoal de Carreira. A verdade é que são realizados por profissionais distintos. Muitas vezes as pessoas procuram por “Coaching de Carreira”, mas o que realmente querem é um processo de Gestão Pessoal de Carreira. Será o seu caso?

Deixe-me então esclarecer o que faz um Coach de Carreira e um Consultor de Gestão Pessoal de Carreira

Coaching de Carreira vs Gestão de Carreira

O Coach de Carreira é um profissional que através das ferramentas do coaching promove o desenvolvimento do potencial do seu cliente, através de perguntas e de atividades. São usadas ferramentas que o desafiam a descobrir por si próprio os caminhos em direção aos resultados que pretende alcançar.

Já o Consultor de Gestão Pessoal de Carreira é um profissional, que assim como o Coach de Carreira também estabelece uma relação com o cliente, só que o seu papel é muito mais diretivo e orientador, no sentido de ensinar ao seu cliente novas estratégias, dando sugestões técnicas e táticas. O Consultor de Carreira recorre a algumas ferramentas de coaching para atingir alguns dos objetivos, como, por exemplo, trabalhar o autoconhecimento com o seu cliente.

A quem devo recorrer?

Depende. Depende do que esteja à procura, dos seus objetivos e da metodologia com a qual se identifica mais. Se quer um processo mais diretivo, onde o profissional irá orientar na construção do plano de carreira, estabelecendo metas e concretizando objetivos, estamos a falar de um processo de Gestão Pessoal de Carreira, feito por um consultor de carreira.

Quando devo procurar um Consultor de Gestão Pessoal de Carreira?

Deve contactar um profissional de Gestão de Carreira quando…

  • Sente que já não sabe o que quer, está perdido profissionalmente, com a sensação de que já não é feliz a fazer o que faz;
  • Sente que está estagnado no atual cargo/função;
  • Sabe que quer transitar de carreira, mas não sabe por onde começar;
  • Quer conhecer melhor o mercado de trabalho antes de transitar de carreira;
  • Percebe que tem uma rede de contactos deficitária e quer potencializar;
  • Quer conhecer-se melhor, para identificar os pontos fortes e os que precisam de ser trabalhados em relação a carreira;
  • Sente que no/a atual cargo/empresa não é valorizado e ambiciona por um salário mais elevado;
  • Quer melhorar o seu marketing pessoal;
  • Está desempregado, envia muitos CV’s, mas, nunca é convocado.
  • É convocado para entrevistas de emprego, mas não é contratado, não sabe o que está a fazer de errado;
  • Quer melhorar a performance nas entrevistas de emprego, aprender como se comportar, o que falar, como agir e até mesmo como se vestir para este “evento”;
  • Não sabe qual é o seu valor. Aprender a definir a sua proposta de valor é necessário para saber negociar.

Estes são alguns dos principais motivos que fazem com que os nossos clientes nos procurem. A gestão de carreira é um planeamento com etapas, desenvolvido a partir das suas próprias experiências, competências, interesses, valores e metas que podem ser alcançadas a curto, médio ou longo prazo.

Se se identificou com um ou mais motivos que listei, entre em contacto connosco através do nosso site ou por chamada telefónica, um dos nossos Consultores de Gestão Pessoal de Carreira terá todo o gosto em marcar uma reunião e explicar a Metodologia de Gestão de Carreira da ALENTO. Atualmente, temos duas modalidades de Gestão Pessoal de Carreira, online ou presencial, o cliente é que escolhe!

Gestão Pessoal de Carreira

Escolha o seu futuro e comece já hoje a desenhá-lo.

Saiba mais
Bianca Lima Santos

Consultora ALENTO

Deixe o seu Comentário